Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

INFORMÁTICA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NA APAE DE PATROCÍNIO

Todo mundo sabe que a escola abre as portas do mundo do conhecimento, em especial, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Patrocínio, utiliza a informática como recurso para a construção do conhecimento na Educação Especial.

A Informática ainda constitui um campo de desafios que pode contribuir para a melhoria do desenvolvimento e aprendizagem do educando. A Educação deve buscar conexão com a realidade. A História registra que nas atividades das mais variadas sociedades, ferramentas e instrumentos são importantes para o desenvolvimento do indivíduo. Eles auxiliam-no a conhecer e a dominar o ambiente, seja nas maneiras concreta (sensorial), abstrata (semiótica), espacial ou temporal. Esse processo ocorre por meio de observações (conclusões sobre fatos vividos), pesquisa (conclusões sobre fatos experimentados), desenvolvimento de habilidades, uso da criatividade, da consciência e percepção das necessidades humanas.  CAMARGO e BELLINI (1995, p. 10) apontam que “O computador não melhora o ensino apenas por estar ali. A informatização de uma escola só dará bons resultados se conduzida por professores que saibam exatamente o que querem”.        

A APAE de Patrocínio vem investindo na melhoria da aprendizagem, no ambiente da Educação de Jovens e Adultos – EJA, por meio da oferta de estudo e desenvolvimento de habilidades e de ações de instrumentalização tecnológica no laboratório de informática de forma a contribuir com o pedagógico.

O trabalho desenvolvido com os alunos da EJA dos Anos Finais da Educação Especial no turno vespertino é realizado em forma de oficinas. Através de uma sequência didática, os professores continuam seu trabalho iniciado em sala de aula, no laboratório de informática, com o objetivo de pesquisar os assuntos que necessitam de aprofundamento teórico ou informações diversas. No decorrer das aulas percebe-se que há uma grande evolução na compreensão do conteúdo.  Então, a oportunidade de mostrar aos alunos que através da internet podemos entrar em museus, fazer uma viagem pelo mundo virtual, conhecendo lugares, pessoas e culturas, observar uma diversidade imensa de imagens sobre qualquer tema, opinar sobre temas expostos na web.

Neste contexto, conclui-se que o computador é o artefato tecnológico contemporâneo que mais se percebe presente na vida das pessoas, sendo por essa razão, considerado como uma ferramenta privilegiada para práticas de aprendizagem e uma alternativa viável de abordagem para a busca de efeitos significativos na Educação Especial.

 

 

 

 

 

Endereço:
Rua Marechal Floriano, 170 • Patrocínio • MG
E-mail:
secretaria@apaepatrocinio.org
Telefone:
(34) 38399650