Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

HISTÓRIA

 

APAE – UMA VITÓRIA EM PROL DE VIDAS

 

  • 1970
  • Funcionamento da APAE em caráter particular sem visar lucro, na residência do casal Dr. Walter Pereira Nunes e Sra. Manoelina Aparecida Alves Ferreira. Trabalho iniciado com a Professora Maria das Graças de Oliveira.

 

  • 1972
  • Em 21/05/1972, um grupo de pais e amigos de pessoas deficientes, liderados por pessoas sensíveis como Sr. Constantino de Oliveira, constituem a APAE, juridicamente. Em setembro teve início das atividades numa área construída de 110 m², com 33 crianças.

 

  • 1973
  • Lançamento da pedra fundamental da futura sede própria da APAE.

 

  • 1974
  • Construção e inauguração do 1º pavilhão de sua sede própria, com 270 m².

 

  • 1976
  • APAE já possui: Utilidade Pública Municipal e Estadual, obtém o registro no CNAS.
  • Certificado de fins Filantrópicos, registro junto à LBA – SETAS e Ministério da Saúde.

 

  • 1978
  • Construção e inauguração do 2º pavilhão da sua sede própria, com 660 m².

 

  • 1979
  • Ampliação dos atendimentos ofertados à cidade de Patrocínio e região. Montagem de oficinas de treinamento e profissionalizantes.

 

  • 1980
  • Aquisição de uma área rural com 190.000 m², destinados à profissionalização da pessoa portadora de deficiência.
  • Criação de setor de Estimulação Precoce.
  • 1981
  • Integração entre a APAE e a comunidade através de seus diversos programas.

 

  • 1982
  • Subcontratos com a empresa Multinacional Minasilk, produtora de fios de seda.
  • Construção do 3º e 4º pavilhão, completando o total de 3.600 m² de área construída, em sua sede urbana.

 

  • 1985
  • Construção de 750 m² no Centro Profissionalizante “Morada do Sol”. Aperfeiçoamento técnico da equipe multidisciplinar.

 

  • 1986
  • Conquista de 2 medalhas de ouro na Olimpíada Internacional, realizada nos Estados Unidos por atletas da APAE de Patrocínio, nas modalidades de atletismo e futebol com condecoração do Governo Brasileiro.

 

  • 1987
  • Construção de granja de aves poedeiras no Centro Profissionalizante “Morada do Sol”.

 

  • 1989
  • 20 Hectares de terras cedidas em comodato pela Empresa de Pesquisas Agrícolas de Minas Gerais – EPAMIG à APAE de Patrocínio.

 

  • 1990
  • Início da informatização da APAE. Cursos de Aperfeiçoamento para professores.

 

  • 1991
  • Implantação da administração sistêmica.
  • Implantação do programa de prevenção à excepcionalidade – teste do pezinho.
  •  APAE passa a ser sede da Delegacia Regional das APAES.

 

  • 1992
  • Construção de piscinas em sua sede urbana e construção exclusiva de área destinada ao funcionamento da estimulação precoce.
  • Construção de granja de suínos para 40 matrizes e construção e funcionamento de uma granja para frangos de corte.
  • Mudança de Diretora, devido ao falecimento Manoelina Aparecida Alves Ferreira. Passa a ser diretora Maria das Graças de Oliveiro Ancelmo.

 

  • 1993
  • Início das vendas da produção de suínos.
  • Realização da 1ª Feijoada Beneficente, para 1.500 pessoas.
  • Elevação do nível profissional dos funcionários da APAE.
  • Treinamento dos professores na área de Deficiência Visual.

 

  • 1994
  • Reforma total da sede urbana da APAE.

 

  • 1995
  • Reforma total da sede do Centro Profissionalizante “Morada do Sol”.
  • Realização do 1º Festival Regional de Artes.

 

  • 1996
  • Implementação da informática e implementação da aparelhagem de fisioterapia e campanha para aquisição e manutenção de aparelhos para 30 deficientes auditivos.
  • Fortalecimento de equipe Administrativa e Técnica com Auditoria Sistêmica.

 

  • 1997
  • 25 anos de Programação detalhada para comemoração comunitária.
  • Início da equoterapia.

 

  • 1998
  • Doação de 12 Hectares de terras à APAE – Empresa Agrícola Folhados – hoje Fazenda Bom Jardim/São Bernardo.

 

  • 1999  
  • Recebimento da doação de um micro-ônibus.
    • Implantação do Sistema de Telemarketing – S&J Assessoria e Consultoria em Telemarketing e Fund. Raising.
    •  Recebimento por doação playground – Pró Vida.
    • Parceria com Dr. Wagner Jorge Haguiara (Voluntário toda 4ª feira das 07:00 às 08:00 horas).

 

  • 2000
  • Conquista do laboratório de informática.
  • Inclusão de aprendizes no mercado de trabalho (Supermercado Bernardão, Farmácia Nacional, Agnaldo Cabelereiro, Café Regional, Supermercado Irmão Gonçalves e Indústria de Produtos Alimentícios Pururuca).

 

  • 2000/2001
  • Construção da granja de suínos com ampliação das atividades de suinocultura.

 

  • 2001
  • Recebimento da doação do Rotary Clube de Patrocínio à APAE de 1 consultório odontológico.

 

  • 2002
  • 30 anos de atendimento a 500 alunos especiais.

 

  • 2003  
  • Atendimento a 541 aluno, sendo 100 na Estimulação Precoce, 300 na Escola de   Ensino Especial, 70 na Profissionalização e 71 no Sistema Externo.
  • Contamos com 113 funcionários.
  • Participação no V Festival Nacional na Nossa Arte – Teatro Guaíra – Curitiba/Paraná.
  • A APAE de Patrocínio, foi eleita sede da Delegacia Regional das APAES do Alto     Paranaíba I.

 

  • 2004
  • Clínica da APAE de Patrocínio, favorece estágio de pediatria aos estagiários de Fisioterapia.
  • Escola de Ensino Especial, ganha 2º lugar na Gincana Municipal da dengue.
  •  APAE recebe doação da Gol Linhas Aéreas do Campeonato Golf.

 

  • 2005  
  • Ampliação do Sistema de Telemarketing.
  • Implementada a avicultura de corte (lote 300 aves), suinocultura, cafeicultura e horticultura.
  • Implantando serviços de informatização em rede na APAE.

 

  • 2006
  • Curso de Inglês e Espanhol para deficientes e irmãos
  • Participação especial na Corrida da Fogueira.
  • LIBRAS Feneis, curso para funcionários e comunidade.
  • Visita do Centro Profissionalizante “Morada do Sol” à Romaria.
  • Implantada a Educação de Jovens e Adultos no Centro Profissionalizante “Morada do Sol”.
  • Continua a prestação de serviços ambulatoriais de Fisioterapia no SUS, Unimed e outros convênios.

 

  • 2007  
  • Promoção de Curso de Educação Inclusiva para funcionários e APAES de outras cidades durante um semestre.
  • APAE tem 133 funcionários, 530 deficientes/dia.
  • Capacitação de lideranças.
  • Curso de Teatro em convênio com a Secretaria de Cultura.
  • Implantação do manual de normas e rotinas técnicas e administrativas.
  • APAE ganha TV 29’ polegadas no Concurso Teatro – Dengue.
  • Conclusão da 1ª turma no curso de LIBRAS.
  • Doação de 22 cadeira de rodas adaptadas pela Federação das APAES de Minas Gerais.
  • Doação da Federação das APAES de Minas Gerais de equipamentos de Fisioterapia.
  • Autorização de Funcionamento da Escola de Ensino Especial “Manoelina Aparecida   Alves Ferreira”.
  • Educação Infantil, Escola de Ensino Especial e Educação de Jovens e Adultos Anos Iniciais por 5 anos.

 

  • 2008  
  • 15 anos da Feijoada da APAE.
  • Participação do site APAE em Rede.
  • Sanitários adaptados conforme normas da ABNT.
  • Fanfarra da APAE.
  • Uniformes e instrumentos doados pela Prefeitura Municipal.
  • Realização do Curso de LIBRAS – Feneis – 2ª turma.
  • Início do Grupo de Down.
  • Rampas de nivelamento.
  • Recebimento de doações através de convênios com a Federação Nacional de cadeiras de rodas, ultrassom, ondas curtas, tens, espelho com rodízio, turbilhão inferior, espaldar, biombo, rolo, tapete, antialérgico, barra paralela, aparelho de pressão e bicicleta ergométrica.
  • Promoção do 2º Curso de Educação Inclusiva, com ênfase em deficiência intelectual, com carga horária de 180 horas e duração de 1 semestre pela equipe da APAE.
  • Implantação da Oficina de Picolé e Sorvete.

 

  • 2009  
  • Implantação da Cozinha Industrial.
  • Reforma do refeitório e lavanderia, com piso antiderrapante.
  • Reforma da cozinha com piso, bancadas e pias conforme exigências da Anvisa.
  • Implantação da PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde).
  • Implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Operacional);
  • Implantação PPRA (Programa de Prevenção de Risco Ambiental).
  • 16ª Feijoada da APAE, com show de Moacir Franco – Rotary Brumado dos Pavões.

 

  • 2010  
  • Capacitação da equipe multidisciplinar em parceria com a Federação das APAES de Minas Gerais.
  • Projeto Programa de Condutas Alternativas é premiado XI Congresso da Rede Mineira das APAES.
  • Convênio com a Secretaria Municipal de Educação, para repasse de recursos do FUNDEB para manutenção da Educação Infantil.
  • A APAE de Patrocínio, completa seu quadro médico, oferecendo melhor assistência à pessoa com deficiência (médico clínico geral, ortopedista, psiquiatra, pediatra, neurologista e odontologista).
  • Aquisição de andadores para deficientes físicos.

 

  • 2011
  • Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde - Melhoria do consultório odontológico, doação do Rotary Clube Brumado dos Pavões.
  • Adaptação da APAE, com barras de apoio conforme normas da ABNT.
  • Implantação e instalação do projeto de incêndio na sede da APAE.
  • Renovação do funcionamento da EJA – Anos Iniciais por 4 anos.

 

  • 2012
  • 40 anos de atendimento a 540 alunos especiais.
  •  Autorização de funcionamento da EJA – Anos Finais em 17/07/2012.
  •  Renovação de autorização de funcionamento da Escola de Ensino Infantil “Manoelina Aparecida Alves Ferreira” por 5 anos.

 

  • 2013  
  • Conquista do Projeto Paralímpico atendendo a 100 atletas.
  • Eleição da Nova Diretoria 2014/2016.
  • Participação no II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e XII   Congresso da Rede Mineira das APAES, com 14 participantes.
  • Apresentação de 5 trabalhos aprovados pela comissão científica e 1 trabalho premiado em 2º lugar no Estado de Minas Gerais.
  • Início do funcionamento da EJA Anos Finais.
  • Implantação das equipes da Brigada de Incêndio.

 

  • 2014
  • Nova diretoria tendo como Presidente Bruno Ferreira Nunes.
  • Reformas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.
  • Esporte: Corridas da Liberdade, do Trabalhador e da Fogueira.
  • Contrato de 6 profissionais para integrarem às novas equipes de trabalho do SUS, dispostos a superar os obstáculos, buscando soluções para a pessoa com deficiência.
  • Implantação da Escola de Formação de Pais.

 

  • 2015  
  • Direcionamento dos serviços oferecidos nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.
  • Busca de trabalho intersetorial trazendo resultado positivo para a APAE.
  • Parceria com Dr. Thiago Gasperini, oftalmologista (voluntário: 2 consultas/mês).
  • Conclusão das rampas de acesso, atendendo às exigências da vigilância sanitária.
  • Colocação de toldos nas rampas de acesso.
  • Informatização da biblioteca e do banco de dados dos alunos.
  • Aquisição da Central de Telefonia.
  • Implantação da Escola de Formação de Autodefensores.
  • Criação da sala das mães.
  • Aplicação da avaliação de satisfação de usuários.
  • Conquista do Campeonato Nacional de Tênis de Mesa.
  • Início da reforma da casa da Chácara “Morada do Sol”.
  • Migração das doações do TeleAPAE para a conta de luz em convênio com a Cemig.
  • Implantação de prontuário único de usuários da saúde.
  • Renovação na autorização de Funcionamento da Educação de Jovens e Adultos Anos Iniciais por 5 anos.

 

  • 2016  
  • Aquisição de carteira escolares, mobiliário para o refeitório, aparelhos de fisioterapia, forro para a Chácara e uma Smart TV,com recursos do Triângulo da Sorte.
  • Conclusão da reforma da casa da Chácara “Morada do Sol”.
  • Implementação do Centro Dia na Chácara “Morada do Sol”.
  • Terceirização do TeleAPAE, para a empresa S&J Marketing Filantrópico, reduzindo custos e ampliando arrecadação de doações.
  • Criação do Bazar da APAE.
  • Encerramento da granja de suínos.
  • Aprimoramento do processo de avaliação multidimensional, sendo feito por toda equipe de saúde.
  • Reforma da Chácara – abertura de janelas, colocação de divisórias e colocação de forro em parte do galpão.
  • Implantação de novas oficinas de Assistência Social: “Corpo em Desenvolvimento” e “Convivência e Vivência”.
  • Plantio de Café: 19.824 pés São Bernardo e 10.005 pés na Chácara.
  • Aprimoramento do prontuário único de saúde com sala própria.
  • Redimensionamento dos serviços da APAE, separando serviço de Saúde da Educação e Assistência Social.
  • Migração dos serviços de saúde para o sistema externo (setor de saúde).
  • Implantação da CIF de todos os usuários de saúde.
  • Início da criação da sala de estimulação visual.
  • Eleição da nova diretoria 2017/2019.

 

  • 2017  
  • Implantação do Centro Dia.
  • Nomeação do Centro Saúde Dr. Walter Pereira Nunes.
  • Implantação da Sala de Deficiente Visual.
  • Asfaltamento da Chácara “Morada do Sol”.
  • Pintura do Barracão da Chácara “Morada do Sol”.
  • Colocação do Piso Tátil.
  • Inauguração da Academia na Chácara “Morada do Sol”.
  • Implantação do Centro de Referência – SIGA (Solicitação de Serviço de Referência) na APAE de Patrocínio.
  • Inauguração da Galeria dos Presidentes da APAE de Patrocínio.

 

  • 2018
  • A tradicional Feijoada da APAE de Patrocínio, completa 25 anos.
  • Foi aprovado o Projeto Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde – PRONAS.
  • A APAE de Patrocínio está habilitada como Centro Especializado em Reabilitação – CER II, conforme publicado no Diário Oficial da União, nº 157, quarta-feira, 15 de agosto de 2018, a Portaria nº2.487, 14 de agosto de 2018.

 

 

 

 

Endereço:
Rua Marechal Floriano, 170 • Patrocínio • MG
E-mail:
secretaria@apaepatrocinio.org
Telefone:
(34) 38399650